sexta-feira, 10 de julho de 2009

O papel do gestor escolar

O gestor deve disponibilizar para a equipe os meios e os recursos adequados necessários para a realização das atividades que permitirão alcançar o objetivo estabelecido.
O acompanhamento do desempenho e da evolução dos esforços da equipe em direção ao seu objetivo deverá ser realizado de forma que permita visualização, medição e acompanhamento ao longo. Administrar democráticamente o espaço escolar é uma atividade que exige comprometimento com fazer educacional. O gestor escolar deve conhecer as atribuições ou responsabilidade que corresponde aos cargos e as funções que os servidores desempenham na escola, para poder conferir as diferentes tarefas a serem cumpridas pelos grupos e equipe de trabalho sob sua coordenação.
O gestor deve: desenvolver uma boa capacidade decisória, percebendo e entendendo as diferentes alternativas, compreendendo a vida como processo dinâmico, flexível e criativo no qual nossas ações representem não só uma dimensão muito ampla do contexto em que vivemos.
O bom gestor tem a ver com uma série de virtude como: Sensibilidade para conduzir pessoas, resolver conflitos, fazer encaminhamentos, determinação, firmeza eficiência, otimismo na execução do processo, diplomacia, discrição, prudência, serenidade para resolver situações delicadas, disciplina e pontualidade na coordenação do seu trabalho, rigor na cobrança das tarefas. Enfim, participar é tornar parte, é fazer parte, é ser parte da iniciativa.

Um comentário:

  1. O diretor é realmente aquela pessoa que tem sobre os seus ombros toda a responsabilidade que requer a escola,do ponto de vista quando realmente é uma pessoa comprometida.

    ResponderExcluir